Não quero mais trabalhar na empresa, o que devo fazer?
- Todo Trabalhador
- 28 de out. de 2022
- 2 min de leitura

A modernização das relações de emprego e a precarização das relações de trabalho gera uma situação bastante delicada, pois muitos trabalhadores deixam de exercer suas profissões para atuar em outras áreas.
Essa situação faz com que os contratos de trabalho sejam cada vez mais breves e faz com que as pessoas estejam extremamente insatisfeitas com seu atual emprego.
Com isso, muitas pessoas questionam sobre o que devem fazer quando não querem permanecer no emprego atual.
A Reforma Trabalhista trouxe uma possibilidade que poderia resolver essa insatisfação, a demissão por comum acordo, que se trata de uma forma de encerramento do contrato de trabalho na forma de um acordo.
Aderindo a este formato, o trabalhador recebe as seguintes verbas:
· Aviso prévio 50% (se indenizado);
· Saque de 80% do saldo do FGTS;
· Multa de 20% calculada sobre até o limite de 80% do saldo do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS);
· Décimo terceiro salário proporcional;
· Férias vencidas com um acréscimo de um terço constitucional;
· Férias proporcionais acrescidas do um terço constitucional;
· Saldo de salário vindo dos dias trabalhados antes da data do desligamento.
Ocorre que essa nova modalidade não ganhou adesão dos empregados e empregadores e a dúvida sobre o que fazer quando não se torna viável permanecer no atual emprego, continua.
Entendemos que a melhor maneira de responder essa questão é pelo diálogo, explicando para a empresa sobre o desejo do empregado que não mais possui interesse em permanecer no cargo e da possibilidade de a empresa demiti-lo, seja pela modalidade comum ou pela demissão por comum acordo.
Considerando que a empresa não é obrigada a demitir um funcionário insatisfeito, o caminho mais prático e menos dolorido seria o pedido de demissão.
Equipe: Portal TodoTrabalhador
IMPORTANTE: Este texto é apenas um pequeno resumo, com caráter informativo, de uma questão muito complexa, sendo necessário a procura de um advogado para se aprofundar mais sobre o tema.
Yorumlar