A exaustão no trabalho pode ser considerada uma doença. Conheça a Síndrome de Burnout.
- Todo Trabalhador
- 19 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de mar. de 2022

A saúde mental é um assunto que vem sendo cada dia mais discutido no trabalho, pois percebeu-se que é preciso dar atenção especial à saúde do trabalhador.
Desse modo, uma doença que vem ganhando destaque nos últimos anos é a Síndrome de Burnout, pois está relacionada ao ambiente de trabalho.
A Síndrome de Burnout é o mesmo que o esgotamento profissional e decorre da exaustão extrema, estresse e também o esgotamento físico resultante de situações de trabalho, que demandam muita competitividade ou responsabilidade, ocasionado um distúrbio emocional pelo excesso de trabalho.
Como exemplo, pode-se citar metas difíceis de serem alcançadas impostas por chefes aos seus colaboradores, a pessoa se sente sobrecarregada e, ao mesmo tempo, incapaz, assim, o trabalhador acaba sendo levado ao seu limite, físico e/ou emocional, sentindo-se extremamente cansado, desmotivado e esgotado.
Resumidamente decorre de fatores que causam muita pressão na saúde mental e física, podendo resultar em graves estados depressivos e episódios de ansiedade, por isso, a prevenção é muito importante.
Esses trabalhadores acabam se esforçando muito com o trabalho e, várias vezes, se esquecem dos momentos de descontração e relaxamento, ficando em alerta o tempo todo, fazendo com que se sintam exaustos, pois deixam de se desconectar do trabalho mesmo estando fora dele.
A partir de 1° de janeiro de 2022 a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu oficialmente a síndrome de burnout como doença de trabalho na nova Classificação Internacional de Doença.
Na prática, significa que agora estão previstos os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários assegurados no caso das demais doenças relacionadas ao trabalho.
Dra. Rejane Ito Couto
OAB/SP n. 203.382
E-mail: rejane.ito@mansor.com.br
IMPORTANTE: Este texto é apenas um pequeno resumo, com caráter informativo, de uma questão muito complexa, sendo necessária a procura de um advogado para se aprofundar mais sobre o tema.
Comments